2 Bolsas Mestre - RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis - ISA
Cargo/posição/bolsa:
DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Referência: PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis
Área científica genérica: Earth and Atmosphere Sciences
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto refª PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis”, financiado por fundos nacionais através pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Texto do anúncio
INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA
PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto refª PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis”, financiado por fundos nacionais através pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, nas seguintes condições.
Área Científica: Engenharia, Ciências da Terra e Geografia
Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver pelo bolseiro incluem:
§ O desenvolvimento e implementação de procedimentos automáticos de correção de discrepâncias geométricas e inconsistências temáticas da cartografia de ocupação do solo de 1990 (COS90).
§ A caraterização e mapeamento das alterações do uso do solo ocorridas entre 1990 e 2010 na interface urbano-rural de Portugal Continental, bem como a análise prospetiva (para 2020) de tais alterações.
§ A participação ativa no desenvolvimento do projeto, particularmente nas tarefas relacionadas com ocupação/uso do solo, através da elaboração de artigos, comunicações e relatórios científicos, que incluam a descrição das metodologias aplicadas e dos resultados alcançados.
Destinatários: Mestres em Engenharia, Ciências da Terra ou Geografia ou áreas científicas similares, que cumpram obrigatoriamente os seguintes requisitos:
a) Competências comprovadas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e análise espacial de dados vectoriais em SIG;
b) Competências comprovadas em programação com R, Python, MatLab ou linguagem afim, no processamento e análise de informação geográfica;
c) Conhecimentos sobre cartografia de ocupação/uso do solo;
d) Bom nível de inglês falado e escrito;
e) Disponibilidade em 1 de Março 2017.
Instituição de Acolhimento: O trabalho dos bolseiros será desenvolvido nas instalações da Direção-Geral do Território (DGT), em Lisboa, sob a coordenação científica do Doutor Mário Caetano, e nas instalações do Instituto Superior de Agronomia, sob a coordenação científica do Prof. José Miguel Cardoso Pereira.
Duração da bolsa: seis (6) meses, eventualmente renovável, até ao período máximo de 22 meses, com início previsto em Março de 2017.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). O Pagamento será feito através de transferência bancária.
Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica com alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).
Elementos de candidatura: O processo de candidatura deverá incluir obrigatoriamente:
(1) Fotocópia do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte;
(2) Curriculum Vitae (CV) detalhado;
(3) Fotocópias dos certificados dos graus académicos que o candidato possui;
(4) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito a) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem o desenvolvimento de análise espacial de dados vectoriais em SIG (exemplo: identificação dos trabalhos efectuados e dos softwares SIG utilizados pelo candidato neste âmbito, bem como do contexto da sua realização, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(5) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito b) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem a utilização de linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica (exemplo: identificação das linguagens de programação já utilizadas pelo candidato no processamento e análise de informação geográfica com contextualização do trabalho em que foram empregues, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(6) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito c) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem a aquisição de conhecimentos sobre cartografia de ocupação/uso do solo (exemplo: identificação da cartografia de ocupação/uso do solo com que o candidato já trabalhou, bem como do objectivo do trabalho realizado e do contexto da sua realização, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(7) Uma carta de referência, com disponibilização de endereço de e-mail e número de telefone dos autores para eventual contacto pelo júri do concurso.
(8) Carta de motivação (não deve exceder uma página A4).
Os candidatos poderão ainda adicionar outros elementos que considerem relevantes para a apreciação das suas candidaturas.
Os candidatos que não apresentarem os elementos de candidatura considerados obrigatórios poderão ser excluídos do concurso.
Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser dirigidas por correio eletrónico ao Presidente do Júri, Prof. José Miguel Cardoso Pereira, até às 24h do último dia do prazo, para o endereço jmocpereira@gmail.com (inscrevendo no assunto: “RURINTFIRE – Bolsa para Mestre”).
Método de seleção: Avaliação curricular, com caráter eliminatório e eventual entrevista de avaliação de conhecimentos, experiência, motivação pessoal e interesse no cargo a prover. Será feita uma seriação com base na avaliação curricular e os cinco candidatos com melhor classificação curricular serão sujeitos a entrevista. A classificação final será a média ponderada da avaliação curricular e da entrevista, com fatores de ponderação de 40% para avaliação curricular e 60% para a entrevista.
Critérios de seleção: Os critérios a utilizar na avaliação curricular são os seguintes:
Critérios
Pontuação para classificação
Mestrado e Dissertação
(0 a 4 pontos)
Mestrado em SIG ou Engª. Geográfica
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a análise de dados vectoriais em SIG
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a análise de cartografia de ocupação/uso do solo
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a utilização de linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica
Sim
1
Não
0
Experiência / Competências
(3 a 15 pontos)
Competências em SIG e análise de dados em suporte vectorial (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Competências em cartografia de ocupação/uso do solo (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Competências em linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Publicações científicas e comunicações
(0 a 1 pontos)
Participação como autor em publicações científicas (artigos, relatórios, posters) e comunicações
Sem publicações
0
Uma publicação
0,75
Mais de que uma publicação
1
A pontuação da avaliação curricular (variável entre 3 e 20 pontos) será obtida por adição da pontuação obtida pelo candidato nos critérios acima identificados.
Composição do júri de avaliação:
Presidente – Prof. José Miguel Cardoso Pereira, IS Agronomia
1º Vogal – Doutor Mário Sílvio Rochinha Caetano, DGT
2º Vogal – Doutora Maria Rita Carmona Nicolau, DGT
1º Suplente - Prof. Manuel Lameiras Campagnolo, IS Agronomia
2º Suplente - Doutora Ana Cristina Lopes de Sá, IS Agronomia
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 22 de Fevereiro de 2017.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: : Os resultados finais do concurso serão comunicados por correio electrónico e através do sítio da DGT na Internet (http://www.dgterritorio.pt/), a todos os candidatos num período de até 30 dias úteis após o termo do prazo de candidatura.
Número de vagas: 2
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Instituto Superior de Agronomia e Direção-Geral do Território
Data limite de candidatura: 22 February 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
Top of page
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ISA)
Endereço:
Tapada da Ajuda
Lisboa - 1349 – 017 LISBOA
Portugal
Email: jmocpereira@gmail.com
Website: http://www.isa.ulisboa.pt
DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Referência: PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis
Área científica genérica: Earth and Atmosphere Sciences
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto refª PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis”, financiado por fundos nacionais através pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Texto do anúncio
INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA
PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE
Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto refª PTDC/AGR-FOR/2586/2014 -“RURINTFIRE – Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis”, financiado por fundos nacionais através pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, nas seguintes condições.
Área Científica: Engenharia, Ciências da Terra e Geografia
Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver pelo bolseiro incluem:
§ O desenvolvimento e implementação de procedimentos automáticos de correção de discrepâncias geométricas e inconsistências temáticas da cartografia de ocupação do solo de 1990 (COS90).
§ A caraterização e mapeamento das alterações do uso do solo ocorridas entre 1990 e 2010 na interface urbano-rural de Portugal Continental, bem como a análise prospetiva (para 2020) de tais alterações.
§ A participação ativa no desenvolvimento do projeto, particularmente nas tarefas relacionadas com ocupação/uso do solo, através da elaboração de artigos, comunicações e relatórios científicos, que incluam a descrição das metodologias aplicadas e dos resultados alcançados.
Destinatários: Mestres em Engenharia, Ciências da Terra ou Geografia ou áreas científicas similares, que cumpram obrigatoriamente os seguintes requisitos:
a) Competências comprovadas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e análise espacial de dados vectoriais em SIG;
b) Competências comprovadas em programação com R, Python, MatLab ou linguagem afim, no processamento e análise de informação geográfica;
c) Conhecimentos sobre cartografia de ocupação/uso do solo;
d) Bom nível de inglês falado e escrito;
e) Disponibilidade em 1 de Março 2017.
Instituição de Acolhimento: O trabalho dos bolseiros será desenvolvido nas instalações da Direção-Geral do Território (DGT), em Lisboa, sob a coordenação científica do Doutor Mário Caetano, e nas instalações do Instituto Superior de Agronomia, sob a coordenação científica do Prof. José Miguel Cardoso Pereira.
Duração da bolsa: seis (6) meses, eventualmente renovável, até ao período máximo de 22 meses, com início previsto em Março de 2017.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). O Pagamento será feito através de transferência bancária.
Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica com alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).
Elementos de candidatura: O processo de candidatura deverá incluir obrigatoriamente:
(1) Fotocópia do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte;
(2) Curriculum Vitae (CV) detalhado;
(3) Fotocópias dos certificados dos graus académicos que o candidato possui;
(4) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito a) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem o desenvolvimento de análise espacial de dados vectoriais em SIG (exemplo: identificação dos trabalhos efectuados e dos softwares SIG utilizados pelo candidato neste âmbito, bem como do contexto da sua realização, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(5) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito b) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem a utilização de linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica (exemplo: identificação das linguagens de programação já utilizadas pelo candidato no processamento e análise de informação geográfica com contextualização do trabalho em que foram empregues, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(6) Documento demonstrativo do cumprimento do requisito c) da secção “Destinatários” deste anúncio (não deve exceder uma página A4). Em vez de remeter para o CV, este documento deve listar todos os factos curriculares e profissionais que comprovem a aquisição de conhecimentos sobre cartografia de ocupação/uso do solo (exemplo: identificação da cartografia de ocupação/uso do solo com que o candidato já trabalhou, bem como do objectivo do trabalho realizado e do contexto da sua realização, i.e. unidades curriculares, dissertação de mestrado, contexto profissional);
(7) Uma carta de referência, com disponibilização de endereço de e-mail e número de telefone dos autores para eventual contacto pelo júri do concurso.
(8) Carta de motivação (não deve exceder uma página A4).
Os candidatos poderão ainda adicionar outros elementos que considerem relevantes para a apreciação das suas candidaturas.
Os candidatos que não apresentarem os elementos de candidatura considerados obrigatórios poderão ser excluídos do concurso.
Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser dirigidas por correio eletrónico ao Presidente do Júri, Prof. José Miguel Cardoso Pereira, até às 24h do último dia do prazo, para o endereço jmocpereira@gmail.com (inscrevendo no assunto: “RURINTFIRE – Bolsa para Mestre”).
Método de seleção: Avaliação curricular, com caráter eliminatório e eventual entrevista de avaliação de conhecimentos, experiência, motivação pessoal e interesse no cargo a prover. Será feita uma seriação com base na avaliação curricular e os cinco candidatos com melhor classificação curricular serão sujeitos a entrevista. A classificação final será a média ponderada da avaliação curricular e da entrevista, com fatores de ponderação de 40% para avaliação curricular e 60% para a entrevista.
Critérios de seleção: Os critérios a utilizar na avaliação curricular são os seguintes:
Critérios
Pontuação para classificação
Mestrado e Dissertação
(0 a 4 pontos)
Mestrado em SIG ou Engª. Geográfica
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a análise de dados vectoriais em SIG
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a análise de cartografia de ocupação/uso do solo
Sim
1
Não
0
Dissertação de mestrado que envolveu a utilização de linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica
Sim
1
Não
0
Experiência / Competências
(3 a 15 pontos)
Competências em SIG e análise de dados em suporte vectorial (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Competências em cartografia de ocupação/uso do solo (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Competências em linguagens de programação no processamento e análise de informação geográfica (excluem-se as competências neste âmbito adquiridas no desenvolvimento da dissertação)
Muito boas
5
Boas
3
Razoáveis
1
Publicações científicas e comunicações
(0 a 1 pontos)
Participação como autor em publicações científicas (artigos, relatórios, posters) e comunicações
Sem publicações
0
Uma publicação
0,75
Mais de que uma publicação
1
A pontuação da avaliação curricular (variável entre 3 e 20 pontos) será obtida por adição da pontuação obtida pelo candidato nos critérios acima identificados.
Composição do júri de avaliação:
Presidente – Prof. José Miguel Cardoso Pereira, IS Agronomia
1º Vogal – Doutor Mário Sílvio Rochinha Caetano, DGT
2º Vogal – Doutora Maria Rita Carmona Nicolau, DGT
1º Suplente - Prof. Manuel Lameiras Campagnolo, IS Agronomia
2º Suplente - Doutora Ana Cristina Lopes de Sá, IS Agronomia
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 22 de Fevereiro de 2017.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: : Os resultados finais do concurso serão comunicados por correio electrónico e através do sítio da DGT na Internet (http://www.dgterritorio.pt/), a todos os candidatos num período de até 30 dias úteis após o termo do prazo de candidatura.
Número de vagas: 2
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Instituto Superior de Agronomia e Direção-Geral do Território
Data limite de candidatura: 22 February 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
Top of page
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ISA)
Endereço:
Tapada da Ajuda
Lisboa - 1349 – 017 LISBOA
Portugal
Email: jmocpereira@gmail.com
Website: http://www.isa.ulisboa.pt
Sem comentários